Assembleias
Assembleia do ParlaÍndio Brasil - novembro de 2022
Durante o encontro foram discutidas propostas de políticas publicas diante do novo contexto resultante da eleição do presidente Luiz Inácio da Silva.
4ª Assembleia do ParlaÍndio Brasil
Durante o encontro, foram debatidas diversas ações que irão contar com o apoio do parlamento, entre elas, a parceria com as organizações indígenas regionais e associações de vários povos para selecionar e apoiar candidatos indígenas. Parte da estratégia a ser colocada em prática para alavancar a candidatura de indígenas a deputado federal e estadual foi apresentada e discutida na assembleia.
3ª Assembleia do ParlaÍndio Brasil
2ª Assembleia do ParlaÍndio Brasil
A segunda assembleia virtual do Parlamento Indígena do Brasil, aconteceu no dia 30 de julho de 2021. Composto por mais de 30 lideranças indígenas tradicionais, o Parlaíndio vem lutando, diariamente, pela proteção de direitos originários e constitucionais dos povos indígenas que o governo insiste em ignorar.
1ª Assembleia do ParlaÍndio Brasil
Lideranças Indígenas Tradicionais Lançam o ParlaÍndio Brasil
Importantes lideranças indígenas do país acabaram de lançar o ParlaÍndio Brasil, um parlamento indígena que tem como missão dar voz e visibilidade política às lideranças tradicionais e representativas dos 305 povos originários do Brasil. O presidente de honra do ParlaÍndio é o Cacique Raoni Metuktire, líder indígena brasileiro da etnia Kayapó Mebengokrê, conhecido em todo o mundo por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas. Em 2020, Raoni teve a candidatura apresentada ao comitê organizador do Prêmio Nobel da Paz. O coordenador executivo do Parlaíndio é o cacique Almir Narayamoga Suruí, principal liderança do povo Paiter Suruí de Rondônia e também reconhecido internacionalmente por suas ações e projetos de sustentabilidade em terras indígenas.
Encontro de Lideranças de Piaraçu em Mato Grosso
IEm janeiro 2020, mais de 600 lideranças indígenas de todo o Brasil atenderam ao convite do Cacique RAONI e participaram de uma grande Assembléia na Aldeia Piaraçu em Mato Grosso. Nesse encontro foi discutido e redigido o “Manifesto de Piaraçu” denunciando as medidas anti-indígenas e predatórias ao meio-ambiente editadas pelo governo Bolsonaro!